Tendências para os call centers

Os call centers são modelos antigos de negócios, mas que ainda são muito importantes. Para se ter uma ideia, o primeiro desses estabelecimentos surgiu ainda na década de 60.

De lá para cá, no entanto, a forma de atender os clientes já mudou diversas vezes, buscando sempre alcançar melhores resultados e otimizar os processos.

Hoje em dia, mesmo com o aumento significativo dos atendimentos através de mensagens, os call centers ainda continuam de pé e atendem diversas pessoas todos os dias.

Contudo, ainda é necessário buscar estratégias para melhorar cada vez mais os atendimentos. Se você trabalha na área e quer saber o que o futuro te reserva, continue a leitura do texto e veja as principais tendências para esse mercado.

Tendências para call centers: atendimento humanizado

Se no passado pensávamos que automatizar todos os atendimentos de um call center era uma boa escolha, hoje já sabemos que isso pode piorar, e muito, a qualidade dos atendimentos.

Isso porque, cada cliente demanda um tipo de atendimento, e só um atendente humano tem o tato para saber como tratar cada um deles.

Mas humanizar o atendimento nos call centers não significa que você não possa usar a tecnologia a seu favor. Você pode, e deve, automatizar processos como a transferência de ligações, por exemplo.

Além disso, contar com uma URA bem planejada para atender seus clientes de forma automática e depois transferi-los para o atendimento humano faz total diferença.

Comunicação omnichannel

Ser omnichannel significa estar presente em mais de um canal de atendimento. Isso significa que seus clientes poderão entrar em contato com você da forma que for mais interessante para eles.

Mas isso não significa que você deve criar diversos canais de atendimento, já que nem sempre poderá dar a devida atenção a todos eles.

Sendo assim, faça uma pesquisa de público, avalie quais os canais mais interessantes para o seu negócio e invista neles.

Atendimento remoto nos call centers

Essa é uma tendência que vem crescendo desde a época da pandemia. Isso porque, durante esse período muitas empresas perceberam um aumento na produtividade de seus colaboradores quando trabalhavam de suas casas.

Por isso, quando a situação melhorou, muitos continuaram com o mesmo regime de trabalho.

No caso dos call centers isso também é extremamente vantajoso, já que os colaboradores podem atender de um local mais confortável, silencioso e menos estressante.

Conclusão sobre as tendências dos call centers

Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as principais tendências para o seu call center.

Se quiser uma ferramenta que pode te ajudar a melhorar os processos, conheça o OPT Telecom. Esse é o serviço de PABX IP do Grupo OPT, que te oferece diversas vantagens, como por exemplo:

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  • monitoramento de ligações;
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