A telefonia surgiu no ano de 1876, após o britânico Alexander Graham Bell inventar o que viria a se tornar o aparelho de telefone, em 14 de fevereiro do mesmo ano.
A transmissão da primeira mensagem completa através do aparelho aconteceu no dia 10 de março de 1876 e revolucionou a tecnologia da época.
Obviamente, o modelo de telefone era completamente diferente do que conhecemos hoje, já que o mesmo passou por diversas transformações ao longo dos anos e, hoje, existem aparelhos que pesam menos de 150 gramas.
Mas o que mudou não foi apenas o layout do aparelho telefônico, a forma de efetuar ligações também passou por mudanças. Hoje em dia, já existe o sistema de telefonia digital, que funciona através da internet.
Mas qual será a diferença entre a telefonia digital e a analógica? É justamente sobre isso que falaremos neste texto, acompanhe a leitura.
Telefonia digital e analógica: instalação
Para instalar uma rede telefônica analógica é necessário passar por um período de implantação que envolve muito trabalho manual e, principalmente, muitos fios. Isso porque, todos os ramais devem ser ligados à central para que possam fazer e receber ligações.
A telefonia digital, por sua vez, não requer nenhum tipo de instalação e passagem de cabos, já que tudo é feito remotamente e virtualmente. Todos os ramais, neste caso, estão hospedados em nuvem.
Isso possibilita, inclusive, que você e os seus colaboradores possam trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Aparelhos
Nas linhas telefônicas analógicas são necessários aparelhos fixos, ou seja, que ficam conectados à central.
No caso da telefonia digital, contudo, é possível utilizar diversos tipos de aparelho, como por exemplo computadores, celulares, tablets, notebooks e demais com acesso à internet.
Isso significa mais facilidade e conforto na hora de realizar o seu trabalho.
Mais funcionalidades na telefonia digital
Outra diferença importante entre a rede telefônica digital e a analógica são as funcionalidades.
No caso da analógica era possível apenas fazer e receber chamadas. A digital, por sua vez, permite outras funções, como é o caso da bina, utilizada para ver qual é o número que está entrando em contato.
SIP, um avanço na telefonia digital
Esse tipo de telefonia é um protocolo de rede para sites. Assim como no caso da telefonia digital, não são necessários cabos e instalação, mas as vantagens vão além.
A telefonia SIP é uma ótima aliada quando o assunto é diminuir custos e evitar congestionamento na linha. Além disso, ainda possibilita a transferência de ligações para outros pontos geográficos sem maiores dificuldades.
Quer saber como utilizar a telefonia SIP no seu negócio? Então clique aqui e fale com um de nossos especialistas.