Qualificação de leads: o que é e como ajuda a vender mais

Provavelmente você já ouviu falar em qualificação de leads, não é mesmo? Esta é uma prática muito importante para as empresas que querem melhorar o relacionamento com os clientes e vender mais.

Se você ainda não sabe o que exatamente é qualificação de lead e  nem como ela ajuda a aumentar o seu volume de vendas, continue a leitura deste texto e veja as principais informações.

O que é qualificação de leads?

A qualificação de leads consiste no processo de separar os leads que têm e os que não têm possibilidade de fechar negócios.

Uma das principais formas de fazer a qualificação dos contatos dentro de um negócio, é através  do funil de vendas, do qual já falamos aqui no blog, clique aqui para conferir.

Você deve entender que mais vale um lead qualificado do que dois sem chances reais de compra.

Como a qualificação de leads ajuda a aumentar as vendas

Quando você sabe quais clientes têm as maiores chances de fechar negócio, você consegue organizar melhor as suas estratégias. Isso faz com que elas se tornem mais condizentes com o status dos clientes no momento em questão.

Mas não pense que ao separar os clientes por chances de compras você deve esquecer aqueles que ainda não estão aptos a fechar negócio!

Para eles é necessário que você elabore estratégias capazes de educar sobre o seu negócio e sobre os produtos ou serviços com os quais você trabalha.

Outro ponto muito importante da qualificação de leads é que você consegue direcionar melhor as pessoas da sua equipe. 

Para leads que ainda estão distantes do processo de compras, por exemplo, você pode solicitar uma estratégia de e-mail marketing. Ou seja, deixando o trabalho a cargo da sua equipe criativa.

Já no caso dos leads que estão prontos para fechar negócio, é interessante assumir uma postura mais ativa. Atue marcando reuniões, fazendo contato direto, entre outras ações que podem ser realizadas por seus vendedores.

Quando você faz isso, poupa o tempo que sua equipe de vendas poderia estar gastando com reuniões pouco proveitosas, possibilitando que eles disponibilizem mais tempo para atendimentos com futuro mais promissor.

Conclusão

Esperamos que com as dicas deste texto você possa organizar melhor as suas estratégias e também a sua equipe, adotando uma postura mais assertiva em relação aos clientes.

Se quiser ficar mais informado sobre o mundo dos negócios, tecnologia e atendimento ao cliente, não deixe de acompanhar os artigos aqui do nosso blog.