Métricas para call center: conheça algumas

Você já ouviu falar em métricas? Tratam-se de medidas utilizadas para avaliar a qualidade de algo.

Dentro das empresas as métricas são fundamentais, uma vez que possibilitam que novas estratégias sejam traçadas com o intuito de melhorar processos e, consequentemente, resultados.

Assim como em outras empresas, dentro dos call centers as métricas também são muito importantes e podem ajudar a melhorar os atendimentos. Veja neste texto quais são algumas das mais importantes para este tipo de estabelecimento.

1 – Tempo médio do atendimento

Como o próprio nome já indica, esta métrica diz respeito a quanto, em média, duram os seus atendimentos.

Trata-se de uma das métricas mais importantes uma vez que afeta diretamente a impressão que os seus clientes têm da empresa.

Isto porque, ninguém gosta de perder muito tempo do seu dia tentando resolver algo com uma empresa com a qual fez negócio, não é mesmo?

Para saber qual é o tempo médio de atendimento do seu negócio, divida o número total de minutos falados pelo número total de ligações.

Infelizmente não existe um tempo ideal para a duração do atendimento já que cada assunto demanda uma duração maior ou menor, sendo assim, fique de olho no feedback dos seus clientes para saber se o tempo médio está satisfatório.

2 – Taxa de conversão

Não adianta fazer vários atendimentos por dia se nenhum deles se transforma em uma venda, não é mesmo?

É justamente disso que se trata a taxa de conversão, verificar quantos dos seus atendimentos se transformam em vendas.

O calculo desta métrica é bem simples: basta dividir o número total de vendas pela quantidade de atendimentos no mesmo período. Por exemplo: se seu call center atendeu 20 mil ligações e 3 mil vendas foram realizadas, então sua taxa de conversão é de 15%.

3 – First Call Resolution

Essa métrica é focada no suporte do call center. Como o próprio nome já diz, trata-se do número de problemas que são solucionados ainda no primeiro contato.

Trata-se de uma métrica muito importante para definir se os seus colaboradores têm a capacidade necessária para ajudar seus clientes e fazer com que eles se sintam satisfeitos com os serviços da empresa.

Conclusão sobre as principais métricas

Estas são algumas métricas muito importantes para o seu call center, mas não são as únicas!

Se quiser acompanhar outras dicas importantes para te ajudar no seu negócio, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Aproveite também para conhecer o OPT Telecom, um serviço de PABX IP que traz para o seu call center vantagens como:

  • URA personalizada;
  • fluxo de atendimentos;
  • atendimentos de qualquer lugar do mundo;
  • ferramentas de gestão;
  • etc.

Quer saber mais sobre a solução OPT Telecom? Então clique aqui.