Metodologias de vendas para o seu call center

Vender não é uma tarefa fácil! É preciso saber lidar com diversos tipos de clientes mantendo sempre o profissionalismo. Felizmente, existem algumas metodologias de vendas que podem ajudar a desempenhar esse trabalho.

As metodologias não são nada mais que técnicas desenvolvidas por especialistas para ajudar a melhorar os mais variados processos.

Elas são muito importantes e fazem total diferença nos resultados de qualquer empresa. Isso porque, quando você aplica no seu negócio algo que já foi amplamente testado e aprovado, você consegue abrir maiores portas e criar mais oportunidades.

Sem mais delongas, veja neste texto 3 metodologias de vendas para serem aplicadas ao seu call center e melhorar os resultados.

Metodologias de vendas: método Sandler

Essa metodologia é batizada em homenagem ao seu criador, David Sandler.

Criada em 1960, esse método tem como premissa que cliente e vendedor devem se dedicar igualmente para a conclusão da venda. Aqui, portanto, o principal foco do vendedor é qualificar o lead para que ele esteja pronto para comprar.

Uma característica interessante desse metodologia, é que ela dá ao vendedor a possibilidade de desistir da venda quando acha que seu produto não será capaz de suprir as necessidades do cliente.

Podemos dizer que, neste método, o vendedor desempenha um papel de consultor para o cliente.

Metodologia SPIN

O método SPIN, desenvolvido por Neil Rackham, tem como objetivo orientar o vendedor quanto a 4 tipos de perguntas que ele deve fazer aos clientes com o intuito de conhecê-los melhor, ter maior assertividade na negociação e, por fim, fechar uma venda.

Os  tipos de pergunta se iniciam cada uma com uma letra da sigla, são elas:

  • Situação: nesta fase você deve investigar o cliente a fim de descobrir qual é a sua situação atual;
  • Problema: como o nome já diz, aqui é o momento de descobrir quais são as principais dores do seu cliente;
  • Implicação: fale com o cliente sobre como esses problemas implicam na sua vida, empresa, etc;
  • Necessidade de solução: aqui você deve afirmar e fazer com que o cliente concorde que o seu produto é a melhor solução para o problema que ele tem.

Metodologia SNAP

Esse método visa agilizar o processo de vendas, sendo assim, não é o mais indicado para vendas muito complexas e que demandam maior período de negociação.

Assim como o método SPIN as etapas correspondem às 4 letras da sigla, são elas:

  • Simplicidade: o objetivo é apresentar o seu produto, serviço ou solução da maneira mais simples possível, a fim de não criar dúvidas na cabeça do cliente;
  • Novidade: mostre o seu produto como algo inovador, faça com que o cliente perceba que ele nunca viu nada parecido anteriormente;
  • Alinhamento: alinhe suas expectativas com as de seu cliente para que não haja divergências;
  • Prioridade: descubra o que é uma prioridade para o seu cliente e alinhe a sua oferta com a mesma.

Conclusão sobre as metodologias de vendas para call center

O que você achou das metodologias que apresentamos neste texto? Esperamos que elas possam ajudar a sua equipe a vender mais e melhor a cada dia!

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