Como você deve saber, o atendimento via aplicativo de mensagens é algo que vem crescendo cada vez mais. Um motivo para isso é que trata-se de algo que pode ser feito simultaneamente a outras atividades. Mas será que isso significa o fim das ligações no atendimento ao cliente?
Devemos dizer que não, isso não significa o fim para as centrais de ligações nas empresas.
Embora muitas pessoas tenham migrado para o aplicativo de mensagens, as ligações ainda oferecem vantagens únicas, e é sobre elas que falaremos aqui.
Vantagens das ligações: atendimento humano em tempo real
A primeira coisa que devemos mencionar como uma vantagem do atendimento através de ligações é que o cliente e o atendente conversarão em tempo real.
Ou seja, você não precisará perguntar algo e esperar minutos até que alguém responda, como pode ocorrer no atendimento através de mensagens.
Com isso o seu atendimento se torna muito mais ágil.
Identificação do problema com mais agilidade
Como resultado do atendimento em tempo real, temos também a rápida resolução de problemas, já que ouvindo diretamente, o atendente consegue identificar o que está acontecendo de forma mais eficaz.
Com a rápida identificação dos problemas, temos também uma maior agilidade na resolução dos mesmos. Isto porque, ainda durante a ligação o atendente pode passar instruções que auxiliem o cliente a solucionar o próprio problema.
No que diz respeito às vendas as ligações também auxiliam o atendente a entender qual é a real necessidade do cliente e qual produto ou solução se encaixa melhor na situação.
Mais clareza na comunicação
Muitas vezes quando nos comunicamos por mensagens pode haver uma confusão entre o que foi dito e a forma como foi interpretado.
No caso das ligações, por outro lado, isto não acontece.
Isso porque o cliente consegue explicar verbalmente o que deseja, sem ser atrapalhado por eventuais erros de digitação e pontuação, que podem dar outro sentido ao que foi dito.
Conclusão
Como podemos concluir a partir da leitura deste texto, as ligações não serão extintas com o crescimento dos atendimentos via mensagem, afinal, em questão de agilidade e clareza de comunicação esta ainda é a melhor opção.
Contudo, é necessário que as empresas busquem formas de modernizar esse processo, e isto pode ser feito através de ferramentas como a OPT Telecom.
Este é o nome do serviço de PABX IP do Grupo OPT, que te oferece vantagens como:
- diversos atendimentos simultâneos em um mesmo número;
- atendentes trabalhando de qualquer lugar do mundo desde que tenham conexão com a internet;
- ferramentas de gestão;
- URA 100% personalizada;
- suporte completo e especializado;
- etc.
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