As telecomunicações são nada mais do que o processo de comunicação a distância. Hoje em dia as telecomunicações estão presentes na vida de todos os seres humanos, mas como será que tudo isso começou?
É justamente sobre isso que falaremos neste texto, por isso, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história dos serviços de telecomunicações, não deixe de acompanhar a leitura.
História das telecomunicações: telégrafos
Os telégrafos foram as primeiras ferramentas de comunicação a distância inventadas. De acordo com o Jornal da Unicamp, o primeiro modelo era o semafórico, inventando por Claude Chappe em 1792, na França.
Funcionava assim: eram colocados painéis em postes no alto de torres com operadores. Estes operadores mudavam a posição de acordo com as letras e no poste mais próximo, com a ajuda de uma luneta, o operador identificava a mensagem e passava para o seguinte.
Apesar de altamente suscetível a erros, a eficiência era incrível para a época, já que uma mensagem era capaz de percorrer 230 quilômetros em 32 minutos, muito mais rápido do que um mensageiro.
Anos mais tarde, em 1809, surgiu o telégrafo eletroquímico, criado por Samuel Thomas von Sömmering. Esta versão contava com 35 fios ligados à células com ácidos. Esses ácidos emitiam bolhas quando a corrente passava pelo circuito corresponde as letras do alfabeto ou números de 0 a 9.
O telégrafo mais conhecido, no entanto, é o elétrico, criado por Samuel Morse durante o século XIX. Ele enviava mensagens codificadas através de sinais elétricos é daí, inclusive, que vem o Código Morse.
O telefone
Outra invenção muito importante para o setor das telecomunicações é o telefone. Ele foi inventado por Alexander Graham Bell, em 1875, sendo patenteada no ano seguinte.
Graham Bell, como ficou conhecido, era um fonoaudiólogo que buscava desenvolver métodos para aprimorar a comunicação de pessoas surdas, algo que herdou de seu pai, que também era envolvido nessas questões, e sua mãe, que era surda.
Apesar da criação ser atribuída ao cientista britânico, um inventor italiano, chamado Antonio Meucci, teria criado um aparelho precursor, chamado teletrofone. Ele criou o aparelho para se comunicar, do trabalho, com sua esposa doente que não saía do quarto.
Televisão e internet
Outro grande marco na história das telecomunicações é a criação da televisão. Esses aparelhos da forma como conhecemos hoje, têm sua criação atribuída a Philo Farnsworth, em 1927.
Farnsworth começou a idealização da sua grande invenção quando ainda era um adolescente. Ele imaginou um tubo de vácuo que seria capaz de “separar” as imagens em linhas e enviar essas linhas para um aparelho capaz de montá-las novamente.
A internet surgiu anos mais tarde, em 1969, e revolucionou não só as telecomunicações mas todo o mundo! Inicialmente o nome dado a rede era Arpanet, e ela interligava laboratórios de pesquisas nos Estados Unidos.
Foi só em 1993 que a internet deixou de ser uma ferramenta apenas acadêmica e começou a ser observada comercialmente, o que fez com que chegássemos aos tempos de hoje.
Conclusão sobre a história das telecomunicações
Como você deve ter notado no texto, a história das telecomunicações é algo secular e que passou por diversas etapas até chegar ao que é hoje.
Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o nosso blog.