Os gatilhos mentais são técnicas que apelam ao emocional dos clientes com o intuito de fazer com que eles realizem algum tipo de ação. Dentro do mundo das vendas esse tipo de estratégia é muito útil para aumentar a receita e fidelizar clientes.
Os gatilhos mentais atuam de forma inconsciente e, justamente por isso, causa tanto efeito nos clientes. Contudo, é necessário que este tipo de estratégia seja usada com cautela e sabedoria para que seja capaz de surtir o efeito desejado.
Pensando em te ajudar com isso, trouxemos neste texto alguns exemplos de gatilhos mentais que podem te ajudar a aumentar as vendas no seu call center, acompanhe a leitura.
Gatilhos mentais: prova social
A prova social é um dos principais gatilhos mentais utilizados para conquistar a confiança dos clientes. Esse tipo de gatilho desperta no público a sensação de que seu produto ou serviço é aprovado socialmente e, portanto, é seguro fazer negócio com a sua marca.
Para utilizar esse tipo de gatilho você pode, durante o atendimento, apresentar clientes importantes e que são conhecidos pelo seu público, assim, eles sentirão que podem confiar em você.
Autoridade
A autoridade também faz parte do grupo de gatilhos mentais mais utilizados para fechar vendas! O intuito desse gatilho é mostrar que você tem relevância dentro do mercado onde está inserido.
Para fazer isso, você pode passar para o cliente:
- Opinião de especialistas sobre o seu negócio;
- Falar sobre o tempo em que você está no mercado;
- Apresentar cases de sucesso;
- Falar de prêmios que o negócio já recebeu;
- etc.
Com isso, seu cliente entenderá que dentre as opções disponíveis você é uma das melhores.
Escassez
O gatilho mental de escassez é utilizado para passar ao cliente a sensação de urgência em comprar determinado item, já que existem poucas unidades disponíveis.
Para utilizar esse tipo de gatilho você pode:
- Criar promoções por tempo determinado;
- Informar ao cliente que restam poucas unidades;
- Avisar que o volume de vendas está alto;
- etc.
Conclusão sobre os gatilhos mentais
Entendeu quais são os principais gatilhos mentais para aumentar suas vendas no call center e como utilizá-los? Esperamos que sim!
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