Contratação temporária para atendimento: como fazer

Em determinadas épocas do ano onde o número de clientes entrando em contato aumenta, a contratação temporária de funcionários pode se tornar uma necessidade.

Contudo, nem sempre esse é um processo fácil pois muitas vezes o tempo para avaliar os candidatos é curto.

Com isso, corremos o risco de contratar pessoas cujas habilidades não estão adequadas ao que o negócio precisa e, por isso, os resultados podem não ser como o esperado.

Pensando em te ajudar, portanto, trouxemos neste texto algumas dicas importantes para seguir no momento de contratar colaboradores temporários. Acompanhe a leitura do texto e veja quais são elas.

Defina as suas necessidades para a contratação temporária

Antes de mais nada é preciso que você saiba exatamente do que a sua empresa precisa. Sendo assim, faça uma análise detalhada da  situação atual e veja o que pode melhorar.

Feito isso, determine o número de funcionários que você precisa e as habilidades que eles devem ter. Com  esses passos simples você garante uma contratação mais segura e, inclusive, aumentas as chances de encontrar talentos que podem até mesmo serem mantidos na empresa posteriormente.

Anuncie a vaga

Para que você receba bons currículos é necessário que sua publicação de vaga seja feita da melhora forma possível. Publique anúncios nas plataformas de emprego relevantes, incluindo redes sociais e sites de carreiras.

Além disso, lembre-se de dar o máximo possível de informações importantes na descrição da vaga, como por exemplo:

  • experiência necessária;
  • capacidades esperadas do candidato;
  • formação exigida;
  • etc.

Com isso você receberá currículos mais condizentes com o que deseja.

Selecione os candidatos

Após a publicação da vaga você começará a receber currículos por parte dos candidatos. Avalie-os com calma e escolha aqueles que mais se aplicam às suas necessidades.

Feito isso, realize entrevistas e aplique testes para avaliar as habilidades dos candidatos. Certifique-se de atestar  que os candidatos possuem as características que descreveram no currículo para que  não hajam problemas depois da contratação.

Oficialize a contratação temporária

Mesmo que o funcionário não vá ser efetivado no seu negócio, é indispensável contar  com um contrato bem estruturado. Isso representa segurança tanto para o colaborador quanto para o seu negócio.

Por isso, ofereça um contrato de trabalho temporário que inclui detalhes como horários, tempo de duração da contratação, obrigações da empresa, do colaborador e benefícios oferecidos.

Treine e monitore os colaboradores

Por mais capacitados que os colaboradores seja, eles não vão entender especificamente os processos do seu negócio. Sendo assim, não deixe de fornecer treinamento adequado para garantir que eles estejam preparados para atender aos clientes.

Além disso, é fundamental que você acompanhe o desempenho dos funcionários e dê feedback para garantir que eles estejam cumprindo as expectativas.

Conclusão sobre a contratação temporária

Esperamos que as dicas que apresentamos sejam vantajosas para que você contrate colaboradores temporários com mais facilidade e assertividade.

Caso queira acompanhar mais conteúdos como este não deixe de acompanhar as novidades em nosso blog.