Os call centers são negócios muito importantes e que devem ser pensados com muito cuidado para que a operação seja a melhor possível. Isto porque, trata-se do atendimento de diversas pessoas, com diversas personalidades, temperamentos e níveis educacionais.
Sendo assim, é muito importante que a contratação de colaboradores para estas empresas seja feita de forma inteligente e com bastante planejamento.
Mas nós sabemos que nem sempre é fácil contratar as pessoas certas e, por isso, trouxemos alguns pontos importantes que você deve levar em conta durante a contratação.
Quer saber quais são? Então acompanhe a leitura do texto.
Contratação de colaboradores: avalie a comunicação
A primeira coisa que você deve avaliar ao entrevistar candidatos para o seu call center é a forma como eles se comunicam. Isto porque, essa é a principal habilidade que ele vai utilizar durante o dia a dia de trabalho.
Você deve ter atenção desde o momento em que recebe o currículo do possível colaborador. Avalie a escrita e a organização das informações, ter um bom conhecimento da norma culta é imprescindível.
Além disso, a forma como o candidato fala durante a entrevista também deve ser avaliada, utilizar gírias demais e falar muito baixo, por exemplo, são pontos negativos e que devem ser evitados.
É necessário ter paciência
Os call centers são estabelecimentos que costumam ter uma alta rotatividade de funcionários. O motivo disto é que nem todos estão preparados para lidar com pessoas.
É importante que o candidato tenha em mente que vai falar com pessoas que talvez estejam insatisfeitas com os serviços da empresa e, por isso, podem deixar de lado a educação durante o atendimento.
Embora o cliente possa fazer isso, é importante que o operador seja capaz de manter a calma para tentar solucionar o problema da melhor forma possível, sem se deixar abalar pela forma como o cliente se comporta.
Faça testes
O período de testes é indispensável dentro dos call centers. Isto pois, algumas pessoas se planejam para mostrar algo que não são durante a entrevista de emprego e, caso você perceba isto apenas após a contratação, terá gastos e trabalho para o desligamento.
Além disso, será necessário uma contratação de urgência, o que pode acabar com a contratação de outro funcionário que não tenha as capacidades necessárias para atuar no atendimento ao público.
Conclusão sobre a contratação de colaboradores
Esperamos que os pontos que apresentamos neste texto possam te ajudar na contratação de colaboradores mais eficientes para o seu call center.
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