A coleta de dados dos clientes é algo muito importante dentro de qualquer tipo de negócio. Isso porque, através dos dados é possível criar estratégias mais assertivas, adequar o processo de atendimento, entre outras coisas.
Além disso, quanto mais você sabe sobre o seu cliente, melhor poderá entendê-lo e mais chances terá de fechar negócio com ele.
Contudo, algumas pessoas ainda se sentem inseguras em compartilhar determinados dados, por isso, é muito importante buscar estratégias que possam te ajudar durante esse processo.
É justamente disso que falaremos neste texto, então veja o que fazer para que os clientes sintam-se mais seguros em passar informações durante a coleta de dados.
Como ocorre a coleta de dados nos call centers
Dentro dos call centers a coleta de dados costuma ser feita pelo próprio atendente durante a ligação. Por isso, para que o cliente sinta-se seguro em responder o que foi perguntado, é preciso ficar de olho em diversos aspectos.
A primeira coisa importante é ter em mente que existem sim chances de que o cliente não te passe os dados necessários, afinal, ele está apenas ouvindo uma voz, não sabe exatamente de quem se trata, principalmente nos call centers ativos.
Por isso, pensando em ajudar, trouxemos neste texto algumas ações que podem facilitar esse momento, acompanhe a leitura.
Personalize o seu atendimento
A primeira coisa que você deve ter em mente é que, para que seu cliente se sinta confortável com o atendimento, é necessário que ele seja compatível com o mesmo.
Sendo assim, antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa sobre como é o público principal do seu negócio e, com isso, adeque sua linguagem e demais aspectos do atendimento.
Isso fará com que o cliente se sinta mais próximo do seu negócio, o que facilita muita coisa.
Garanta que seus atendentes tenham as respostas necessárias
É muito comum que os clientes, antes de te informar dados pessoais, questionem a respeito da empresa, produtos e operação. Por isso, é fundamental que os seus atendentes estejam preparados para respondê-los.
Quando o cliente questiona e não obtém resposta, a confiança dele pode ficar abalada, prejudicando todo o processo de atendimento.
Sendo assim, um script com as principais perguntas dos clientes e treinamentos frequentes sobre o negócio podem ajudar e muito.
Explique a finalidade da coleta de dados
Algo muito importante é deixar claro para o cliente, principalmente aos mais desconfiados, para qual finalidade os dados serão utilizados.
Isso fará com que eles sintam mais confiança no seu negócio e fiquem mais a vontade para te passar os dados solicitados. Além disso, mencione sempre que a empresa conhece e segue as diretrizes estabelecidas pela LGPD.
Conclusão sobre a coleta de dados em call centers
Esperamos que este texto possa te ajudar a melhorar o processo de coleta de dados dos clientes do seu call center. Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o nosso blog, postamos novos conteúdos todas as segundas, quartas e sextas.