O atendimento multicanal é uma estratégia que consiste em utilizar diversas plataformas e meios de comunicação com o cliente.
O objetivo central desse tipo de atendimento é facilitar que o seu cliente entre em contato com você e estar onde ele está.
Cada vez mais empresas buscam estabelecer um sistema de atendimento multicanal, afinal, isso implica diretamente na satisfação do cliente, o que é um fator decisivo para que ele decida fechar ou não negócio.
Quer entender outros motivos pelos quais é importante estabelecer um atendimento multicanal na sua empresa? Então continue acompanhando a leitura deste texto.
Vantagens do atendimento multicanal
Dentre as principais vantagens do atendimento multicanal, podemos mencionar:
- melhora da presença da empresa nos meios digitais;
- aumento da reputação do negócio;
- taxas de conversão mais altas;
- melhora do relacionamento com os clientes;
- menor tempo de resposta;
- maior divulgação do negócio;
- etc.
Viu como é vantajoso implementar o atendimento multicanal no seu negócio? Veja agora como levar este tipo de atendimento para a sua empresa.
Como implementar o atendimento multicanal
Apesar de não parecer, implementar esse tipo de atendimento no seu negócio não é difícil, desde que você siga as etapas necessárias. Continue a leitura e veja quais são elas.
Defina os seus objetivos
A primeira coisa a se fazer antes de implementar o atendimento multicanal no seu negócio é definir quais objetivos você deseja alcançar com isso.
Sabendo disso você consegue bolar estratégias mais assertivas e que te tragam resultados de forma mais rápida.
Conheça o seu cliente
Para definir quais canais de comunicação você vai disponibilizar é muito importante saber onde o seu cliente está. Por quais canais ele teria mais facilidade de falar com você?
De nada adianta você possibilitar o atendimento através de algum aplicativo que nenhum de seus clientes utiliza, por exemplo. Por isso, essa é uma das partes mais importantes.
Mantenha a identidade do seu negócio em todos os canais
É muito importante que o cliente sinta que está conversando com a sua empresa. Por isso, independente de qual for o canal utilizado, é necessário manter o padrão de linguagem e demais elementos que lembrem a empresa.
Com isso, seu cliente ficará mais confiante em negociar com você, independente do canal que escolheu para isso.
Utilize a tecnologia a seu favor
Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer um atendimento multicanal de qualidade. Se você quer bons atendimentos através da central telefônica, por exemplo, deve conhecer o OPT Telecom.
Esse é o serviço de PABX IP do Grupo OPT, que oferece diversas vantagens, como por exemplo:
- URA 100% personalizada;
- monitoramento de ligações;
- trabalho de qualquer lugar do mundo desde que haja conexão com a internet;
- relatórios diretamente da plataforma;
- etc.
Uma outra ferramenta que pode ser utilizada em conjunto, para estabelecer um atendimento multicanal, é o OPTbot.
Essa é uma ferramenta de chatbot criada especialmente para atender seus clientes através do WhatsApp. Ela conta com API Oficial da plataforma e possibilita, por exemplo, que seus clientes sejam atendidos 24h através de mensagens automáticas.
Quer saber como utilizar as ferramentas? Então fale com a gente.