Alta demanda no atendimento: como manter a qualidade

crescimento orgânico e crescimento por aquisições

Se você trabalha com atendimento ao cliente deve saber que em períodos de alta demanda, algumas dificuldades podem surgir e, com isso, o nível de qualidade do atendimento pode cair um pouco.

Isso acontece, principalmente, com empresas que não estão preparadas para um cenário onde os atendimentos aumentam repentinamente.

Acontece que, em apenas uma única vez que isso acontece, você pode acabar perdendo clientes.

Sendo assim, é importante estar preparado para manter um bom nível de atendimento mesmo em períodos de maior demanda.

Pensando em te ajudar, reunimos neste texto algumas dicas que podem te ajudar a preparar o seu atendimento para esses períodos. Acompanhe a leitura e saiba quais são.

Alta demanda no atendimento: dê valor a jornada do cliente

A jornada do cliente diz respeito a todo o percurso dele dentro da sua empresa. Ela começa quando o cliente descobre o seu negócio e vai até o momento do pós-venda.

Basicamente, a jornada do cliente conta com 5 etapas:

  • Descoberta;
  • reconhecimento;
  • consideração;
  • decisão de compra; e
  • pós venda.

Cada etapa do atendimento ao cliente requer um tipo de atendimento e, sabendo em qual parte está o cliente que você vai atender, é possível atendê-lo de forma mais assertiva, aumentando as chances de compra.

Dê valor os feedbacks

Os feedbacks que você recebe dos clientes devem servir como orientação para os pontos que você pode melhorar.

Isso porque, quando um cliente sente que é ouvido dentro de uma empresa, ele se torna mais ligado a ela e, no momento de decidir comprar ou não, irá considerá-la em primeiro lugar.

Além disso, os clientes muitas vezes enxergam pontos que nós, de dentro da empresa, não conseguimos, então é muito importante avaliar tudo o que dizem para saber o que pode ou não melhorar.

Capacite a sua equipe

Uma outra dica fundamental para manter um bom atendimento mesmo em momentos de alta demanda é sempre capacitar os seus funcionários. Realize palestras, workshops e treinamentos onde esses cenários são levados em conta. 

Com isso, seus funcionários estarão preparados e saberão como agir quando houverem muitas solicitações de atendimento para um único dia, mantendo, assim, um padrão de qualidade.

Utilize a tecnologia para lidar com a alta demanda

A tecnologia é uma ótima aliada das empresas que querem melhorar o seu processo de atendimento. Isso porque, existem diversas ferramentas no mercado voltadas para esse setor.

Um exemplo é  o OPT Telecom, um serviço de PABX IP do Grupo OPT que visa otimizar o atendimento telefônico das empresas.

Com a nossa plataforma você conta com as seguintes funcionalidades e benefícios:

  • URA 100% personalizada;
  • diversos atendimentos simultâneos;
  • monitoramento de atendimentos;
  • ferramentas de relatórios;
  • acesso a plataforma de qualquer lugar do mundo;
  • etc.

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